Animal de estimação  - Nosso amigo camarada*

 

                                                                                                                                                                     

Por Marina Soares

 

 

A intimidade com um animalzinho de estimação nos dá a certeza de que somos amados. Em nossa vida - tão corrida quase não temos tempo de nos dedicarmos a esses pequenos (ou grandes) amiguinhos como deveríamos. Mesmo assim, recebemos deles um amor incondicional.

 

 Infelizmente nos dias de hoje, há uma grande falta de amor, amizade, cooperação e respeito por parte da maioria das pessoas. Como então ensinar às nossas crianças - tão ligadas neste mundo virtual, impessoal e solitário - a se tornarem mais dóceis, sensíveis, criativas, reflexivas, bem-humoradas e responsáveis?

 

 É simples. Basta colocá-las em contato com os animais. A convivência natural e espontânea se estabelecerá entre eles. Essa convivência certamente gerará afinidades tais, que até mesmo os insensíveis se surpreenderão com momentos de sensibilidade, sutilezas, humor e capacidade de dedicar-se ao próximo.

 

As crianças que ajudam na criação dos animais desenvolvem a responsabilidade, a amorosidade e o companheirismo de modo muito peculiar. E é importante que pais e mães ensinem seus filhos a cuidarem desses pequenos amigos”, pois isto propiciará a união da família em torno de um propósito comum: o amor. A riqueza deste trabalho em conjunto gera momentos de grande alegria, integração e interação familiar. O propósito aqui não é o de esquecer” a televisão, o computador, os jogos eletrônicos – coisas que as crianças adoram - ou principalmente dos estudos, mas separar um tempo para a solidariedade e a troca de conhecimentos.

 

A família que não conversa, que não interage ou que não troca idéias, se dissolve como açúcar n’água”. Os momentos de diálogo devem ser aproveitados intensamente, mesmo que as opiniões sejam diferentes. Essas diferenças existentes nas relações familiares são importantes para o desenvolvimento da criança, do adolescente e até mesmo do adulto.

 

Alicia Fernández, grande psicopedagoga Argentina, diz que se as idéias e pensamentos forem sempre iguais, o diálogo acaba, ao passo que se forem divergentes, novas informações surgirão, resultando na construção de aprendizagens e dos valores éticos e morais. E, para que esses valores sejam internalizados de modo alegre e despretensioso, nada melhor do que a presença e companhia dos animais.

 

O bichinho de estimação, seja ele qual for, vai dar um realce na vida familiar, trazer contribuições fantásticas e um pouquinho de trabalho” também. A companhia de um animal doméstico traz benefícios significativos para a saúde e equilíbrio das emoções, como já estão mostrando alguns estudos.

 

A dificuldade de encontrar amigos, característica da sociedade atual, gera momentos de solidão e ansiedade, e o contato com os animais estimula a criança na busca de amizades e no contato social, interações estas, fundamentais para o seu desenvolvimento.

 

Na medida em que a criança assume atribuições de cuidar de uma outra vida, com todas as responsabilidades que isto implica, descobre sua identidade, seus valores e respeito às regras; organiza suas emoções, suas habilidades intelectuais e desenvolve relações de afeto.

 

Pai e mãe permitam que o seu filho tenha esse amigo tão encantador. Participe ativamente, ensinando-o e ajudando-o a cuidar desse amigo camarada” e perceba as mudanças que ocorrerão na sua família. Deixe seu filho crescer” no amor, na responsabilidade e na solidariedade, mesmo que a vida pareça difícil e sem horizontes.

 

Acredite... Com um bichinho de estimação tudo pode ficar melhor, pois além deles nos surpreenderem com suas brincadeiras, nos ensinam a amar e a receber amor.

  

 

 

* Ref. Bibliográfica:

 

SOARES, Marina Lisboa. Animal de Estimação - Nosso amigo camarada. Flórida Review, Miami /FLA- USA. Seção Educação, ano18, n.354, p.20, 15 ago. 2003.

 

 

 

 

 

Marina Lisboa Soares

Pedagoga / Habilitação em Or. Educacional – Ênf. em RH. / Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

E-mail: contato@mlspsicopedagogia.com

 

 

 

voltar

 


      Fotos e artigos colhidos em outros sites ou gentilmente enviadas por internautas. Se você detém direitos sobre qualquer material disponibilizado nesta página, entre em contato conosco por e-mail que imediatamente providenciaremos a remoção.


E-mail: contato@mlspsicopedagogia.com

 

São Paulo / SP

Marina Lisboa Soares
©  Todos os direitos reservados.
2008
  Site Map